
A Rede Bristol Hotéis & Resorts dá um novo passo em sua estratégia de hospitalidade ao lançar uma fragrância exclusiva que será incorporada aos ambientes de suas unidades. Com o nome de, Bristol Fresh Buquet, a novidade é resultado de uma parceria com a empresa Spartan do Brasil e tem como propósito fortalecer o vínculo emocional com os hóspedes e criar experiências memoráveis por meio do olfato, sentido diretamente ligado à memória e às emoções.
Desenvolvido ao longo de alguns anos, o aroma combina notas de algodão, chá branco e um toque sutil de pitanga. A composição remete a um ambiente sofisticado, leve e acolhedor, que traduz os valores da rede Bristol: sofisticação, hospitalidade e conexão com o ‘’espaço Bristol’’.
Leonardo Pires Ferreira, gerente de Alimentos e Bebidas da Rede Bristol, idealizador do projeto, reforça a importância emocional da fragrância. “Queríamos que o hóspede reconhecesse pelos seus próprios sentidos que está no ‘’espaço Bristol’’. O desafio era criar uma identidade olfativa única, que pudesse ser sentida em qualquer uma das atuais 17 unidades e trouxesse uma sensação inexplicável de aconchego”, afirma.
O projeto segue a tendência internacional do turismo olfativo, em que o aroma se torna parte essencial da experiência hoteleira. A Spartan do Brasil, responsável pelo desenvolvimento técnico, vê essa integração como uma evolução natural do bem receber. “Integrar uma fragrância exclusiva ao ambiente hoteleiro reforça a memória emocional do hóspede e cria uma experiência mais imersiva”, afirma Adelar Cristiano Strapazzon Ribeiro, subgerente de Contas Corporativas e Marca Própria.
O processo de desenvolvimento da fragrância foi marcado por escuta ativa, testes sensoriais e validações em conjunto com colaboradores e equipes piloto de hóspedes. Foram criados protótipos ajustados cuidadosamente até que a versão final alcançasse o aroma desejado: presença marcante, sutil, memorável.
O processo de criação também teve como base princípios de responsabilidade ambiental. A fórmula do Bristol Fresh Buquet não inclui Nonilfenol, EDTA ou outras substâncias agressivas ao meio ambiente. Todos os insumos utilizados são provenientes de fornecedores certificados, com foco na redução do impacto ambiental desde a produção até a embalagem final. “Nossa fórmula foi desenvolvida com responsabilidade ambiental. Esse cuidado é parte da nossa política de sustentabilidade e também vai ao encontro dos valores da Rede hoteleira”, destaca Adelar Cristiano Strapazzon Ribeiro, subgerente de contas corporativas e marca própria da Spartan do Brasil.
A inspiração para o aroma também levou em conta referências culturais e naturais das regiões onde a Bristol está presente. “A ideia foi traduzir essa conexão territorial através de notas olfativas que remetem ao clima e vegetação”, complementa a empresa parceira.
A parceria entre Bristol e Spartan surgiu de uma demanda por uma identidade olfativa padronizada em todas as unidades da rede. Como fornecedora de produtos de limpeza e sanitização, a Spartan já mantinha uma relação próxima com a Bristol, o que facilitou a ampliação para o campo da aromatização, identidade da marca e marketing sensorial. Para Adriana Alves CMO Rede Bristol Hotéis & Resorts, a parceria representa mais do que a criação de uma fragrância, é um desdobramento sensorial da essência da marca. A iniciativa reforça pilares estratégicos como posicionamento, fidelização e diferenciação em um mercado cada vez mais voltado à experiência. “Desenvolver uma fragrância exclusiva é uma forma de traduzir nosso cuidado com cada detalhe, reforçar a nossa missão de bem servir e credibilizar a identidade da rede e fortalecendo a conexão emocional com os nossos hóspedes”, destaca Adriana.
A aposta no turismo olfativo é vista como apenas o começo. ‘’Os aromas exclusivos podem ser aplicados em recepções, quartos, spas, amenities e até nas malas de boas-vindas. Quando bem trabalhado, o olfato torna-se uma ferramenta poderosa para transformar cada estadia em uma memória marcante”, conclui a equipe.
Com o lançamento do Bristol Fresh Buquet, a Rede Bristol reforça seu compromisso com a hospitalidade sensorial, a sustentabilidade e o cuidado com os detalhes para seus clientes. Detalhes que a diferenciam no mercado e reforçam a missão de bem-servir.
Sobre a Rede Bristol
A Rede Bristol Hotéis & Resorts nasceu em Curitiba (PR), em 1994 e conta com 17 empreendimentos em operação e mais quatro em construção, totalizando 21 hotéis, presentes em pontos estratégicos em oito Estados do país. A Bristol conta com cinco categorias de empreendimentos, segundo sua vocação, tipo de acomodação e serviços disponíveis. Além da hospedagem, a Rede Bristol oferece o melhor da gastronomia regional e internacional e possui estrutura para eventos na grande maioria de seus empreendimentos. Os hotéis Bristol são gerenciados por meio dos valores de transparência, compromisso, empatia, presença e comunicação – todos eles são notados na experiência do cliente, colaborador e do investidor por meio da entrega de serviços excepcionais, fortemente baseados na cultura de “pessoas para pessoas”.
Wilker Manoel
Wilker Manoel Soares é jornalista e repórter, atuando com destaque no portal tonafama.ig.com.br e nos programas Tô Na Fama! da RedeTV! e Tô No SBT!. Também exerce a função de assessor de imprensa na Michelasi Assessoria, consolidando sua carreira na comunicação e no entretenimento.