O Rio pode ganhar um novo ramal de VLT ligando a Rodoviária Novo Rio ao bairro de Vila Isabel, na Zona Norte. O veículo passaria por regiões como Praça da Bandeira, São Cristóvão e o entorno do Maracanã. A proposta está no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (Pmus) da Prefeitura do Rio e integra o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (Enmu), conduzido pelo BNDES em parceria com o Ministério das Cidades. As informações são do site Via Trolebus e foram divulgadas pelo portal Diário do Rio.
O novo trajeto teria 6,4 quilômetros de extensão e visa expandir a atual rede de VLT que já atende a Praça XV, o Aeroporto Santos Dumont, a Rodoviária Novo Rio e, mais recentemente, o Terminal Intermodal Gentileza (TIG). A proposta também prevê integração com o Terminal Gentileza e com o ramal ferroviário de Deodoro, por meio das estações São Cristóvão e Maracanã.
De acordo com o estudo, o projeto atenderia uma região com alta expectativa de crescimento, especialmente na Zona Portuária e em São Cristóvão, onde a prefeitura aposta na construção de novas moradias e na revitalização urbana. A previsão de demanda é de aproximadamente 117 mil passageiros por dia. O orçamento preliminar do projeto é de R$ 700 milhões.
VLT também pode chegar à Zona Oeste
Outro projeto em estudo propõe um novo ramal de VLT na Zona Oeste da cidade. O chamado Eixo 13, apresentado pelo PMUS, prevê a ligação entre o Terminal Jardim Oceânico — atendido pela Linha 4 do Metrô — e o Terminal Alvorada, principal entroncamento do BRT TransOeste.
Com 8,9 quilômetros de extensão, o trajeto seguiria pela Avenida Lúcio Costa, paralelamente à Avenida das Américas, onde já opera o corredor de BRT. A estimativa é de até 105 mil passageiros por dia, com um custo previsto (CAPEX) de R$ 979 milhões. O projeto ainda não conta com estudo funcional, análise de impacto ambiental nem estimativas operacionais (OPEX).