Os 26 agentes comunitários que atuam nas Agências de Correios Comunitárias (AGCs) participaram de um treinamento, nesta terça-feira (26), com o objetivo de melhorar o atendimento ao público que está distante da área central. Fechadas em 2019, as AGCs foram retomadas em 2021, no início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho, através de um termo de cooperação técnica firmado entre os Correios e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Casa Civil.
“Existe um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura e os Correios para levar para as localidades que são mais distantes do centro da cidade a possibilidade de receber suas correspondências na sua própria localidade. Então, essa capacitação que os Correios fazem anualmente com as pessoas que trabalham nessas agências é justamente para isso, para dar condições de trabalho, qualificar as pessoas que trabalham nessas AGCs para atender melhor as pessoas da localidade. As AGCs são essenciais para inclusão postal, social, desenvolvimento local e garantia de acesso aos serviços básicos dos Correios”, explicou a diretora jurídica da Secretaria da Casa Civil, Danielle Guimarães.
Durante a capacitação, que aconteceu no auditório da Prefeitura, os agentes puderam se reciclar sobre prazos de guarda dos objetos e encaminhamento, preenchimento de devolução e de AR, entre outros pontos.
O responsável pelas AGCs, Ricardo Sá, destacou que o trabalho nas agências contribui para a redução das desigualdades regionais. “As Agências de Correios Comunitárias desempenham um papel fundamental para a sociedade, principalmente em localidades pequenas, afastadas dos grandes centros. Elas garantem o acesso universal aos serviços postais, permitindo que a população possa enviar e receber correspondências, encomendas e documentos de maneira acessível. Além disso, contribuem para a integração social e econômica, já que facilitam a comunicação e o comércio, beneficiando especialmente pequenos empreendedores e comerciantes locais, que encontram nos Correios um meio de escoar seus produtos. Ao mesmo tempo, através da Prefeitura, geram empregos e renda dentro da própria comunidade, fortalecendo a economia local”, disse.
Coordenador de Atendimento dos Correios, Oswaldo Estefanele explicou que a capacitação é realizada anualmente. “A gente qualifica as pessoas com o objetivo de melhorar o atendimento ao público. Então, a gente dá um retorno às pessoas que estão fazendo a contratação do serviço dos Correios e atingindo a melhor qualidade que a gente pode dar ao cliente”, comentou.
O treinamento foi conduzido pela supervisora operacional dos Correios, Josimayra Colodette. “No nosso dia a dia a gente sempre tem que estar inovando, assim como os Correios, uma empresa que sempre busca inovação, e aproximar, que é um dos lemas dos Correios, aproximar as pessoas, aproximar as necessidades das pessoas e atender bem a nossa população. Então, a gente tem esse momento de estar se renovando, se reciclando, passando novas informações. Hoje, no município de Campos, temos 26 agentes comunitários, todos atendidos com a parceria da Prefeitura e os Correios”, disse.