No dia 22 de agosto, a Educação brasileira celebra o Dia do Coordenador Pedagógico e do Supervisor Escolar. Ambos exercem papel crucial na escola e ajudam a movimentar, com maestria e dedicação, a engrenagem da rede municipal de ensino.
O coordenador pedagógico atua como mediador entre a direção, os professores e os alunos, com o objetivo de garantir a qualidade do ensino e aprimorar o processo de aprendizagem. Ele promove a integração entre os membros da comunidade escolar, acompanha o desenvolvimento dos alunos, oferece suporte aos professores e estimula a reflexão sobre a prática pedagógica.
Já o supervisor escolar garante apoio ao desenvolvimento profissional dos professores e na garantia da qualidade do ensino, promovendo um ambiente escolar positivo e produtivo. Suas funções incluem: orientação pedagógica, acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem, mediação de conflitos e avaliação de práticas pedagógicas.
Em Campos, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) nomeou a nova diretora de Supervisão Escolar, Maria Amelia Lopes Ribeiro, neste mês de agosto. Segundo ela, 70 pessoas atuam no setor e a primeira reunião com o grupo, junto à nova equipe, aconteceu no dia 15 de agosto, no auditório da sede da Prefeitura de Campos. Na ocasião, a nova diretora falou sobre os desafios a serem enfrentados e a importância da educação na vida de todos, ressaltando que educação é um dever compartilhado entre família e escola.
“A Supervisão Escolar, atua para garantir a qualidade do ensino; acompanha e orienta os professores avaliando currículos e as práticas pedagógicas, promovendo uma boa articulação e mediando conflitos. Nossas reuniões da Diretoria de Supervisão ocorreram sempre às quintas-feiras”, destacou Amélia.
Entre as principais responsabilidades do Supervisor Escolar estão a avaliação e implementação de Políticas Educacionais. O supervisor avalia a eficácia das políticas educacionais implementadas na rede municipal e contribui para a sua atualização e melhoria, garantindo que estejam alinhadas com as necessidades da comunidade escolar.
Ele também ajuda na promoção de um ambiente escolar acolhedor, seguro e propício à aprendizagem, onde todos os membros da comunidade escolar se sintam valorizados e respeitados.