Operar no mercado financeiro, especialmente no day trade e nos mercados futuros, exige mais do que técnica. Para Marcelo Cruz, sócio da XP e head da mesa de renda variável, derivativos e BMF do B2C, um trader que caminha sozinho está mais exposto a erros emocionais, alavancagens perigosas e decisões impensadas.
Em entrevista ao InfoMoney, ele defende que contar com um assessor pode ser um divisor de águas na jornada do trader. “Esse é um universo muito sensível, então ter um apoio especializado em momentos mais críticos faz toda a diferença no quanto esse trader consegue ganhar dinheiro e se manter no mercado”, afirma.
Assessores que entendem “a dor” do trader
Um dos diferenciais da assessoria da XP para traders, segundo Cruz, é o fato de muitos profissionais serem ex-operadores. “Boa parte do nosso time é composto por ex-traders. É o pessoal que já viveu isso na pele, que tem isso no DNA, que é apaixonado por esse mundo e viveu muito o que o cliente vai viver ali no dia a dia”, explica.
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Ele também lembra que alguns desses assessores já foram clientes antes de se tornarem parte da equipe. “Tem uma ex-cliente que era trader, estreitou o relacionamento e acabou vindo trabalhar com a gente”, observa.
Emoção, risco e a hora de intervir
Para Cruz, um dos maiores riscos é o “dia de fúria” — quando o trader perde o controle emocional. “O cliente sem assessoria nenhuma, naquele dia que acorda com a cabeça não tanto no lugar, muitas vezes quer resolver a vida naquele dia. E acaba quebrando, perdendo tudo que tinha alocado para o trade”, alerta.
É nesses momentos que a atuação do assessor trader faz diferença. Os assessores entram em contato direto com o cliente para entender o que está acontecendo. “A gente acompanha muito o nível de operação do cliente. Se ele opera mil contratos por dia e abre uma mão de cinco mil, a gente entra em contato para entender como está esse emocional”, afirma.
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Essa proximidade é possível graças a ferramentas que permitem acompanhar os padrões operacionais dos clientes em tempo real. “A gente tem acesso a isso em tempo real e hoje usamos ferramentas CRM para acompanhar toda a rotina dos nossos clientes”, explica.
Segundo ele, o objetivo não é incentivar volume, e sim longevidade: “A gente quer que os clientes ganhem dinheiro e fiquem com a gente no longo prazo”, ressalta.
Atendimento personalizado para traders
A XP oferece acompanhamento exclusivo a partir de um volume mínimo operado por mês. “A partir do cliente que opera uma certa quantidade de contratos por mês, ele já tem um assessor exclusivo. Esse assessor vai fazer tudo: mentoria, treinamento, ser o ponto focal na corretora”, afirma.
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O canal de contato é flexível, conforme a preferência do trader — WhatsApp, telefone, e-mail ou videochamadas para treinamentos estruturados. “A ideia é que ele tenha o contato mais direto e rápido possível com a gente”, completa.
O assessor também atua no aprimoramento contínuo do trader. “A gente ajuda o cliente a melhorar um pouco todos os dias. Apresenta um novo conceito, um novo setup, ou um influenciador que opera na mesma linha que ele”, explica.
Trader sem assessor: o que ele deixa de ganhar?
Para Cruz, o trader que opera de forma solitária perde oportunidades de crescimento por não ter contato com outras visões de mercado. “Ao final do dia, o que o trader deixa de ganhar é conhecer outros mundos e outras possibilidades”, afirma.
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A assessoria oferece justamente essa troca. “Tem gente que opera de certa maneira e talvez, com esse tipo de operação, se estivesse no índice, teria mais sucesso. Quando você só conhece a sua verdade, você deixa de explorar outras possibilidades que poderiam funcionar melhor pra você”, diz.
Assessoria sob medida para o trader
Apesar de ainda pouco conhecido, o modelo de assessoria voltado ao trader é uma aposta estratégica da XP. “A gente tem investido muito tempo e muita tecnologia dentro do grupo XP”, revela. Segundo Cruz, o time é constantemente treinado para lidar com traders e oferecer um ecossistema completo.
Além do acompanhamento individual, a XP investe em experiências exclusivas para clientes traders como, camarote no Allianz Parque para shows e jogos, eventos como a NFL entre outras experiências. “Tivemos um evento exclusivo em que os clientes puderam pilotar os carros no autódromo Velocitta”, lembra Cruz.
A assessoria também facilita a criação de rede entre traders. “Esse networking entre clientes com diferentes formas de operar expande os horizontes. Ajuda o trader a aprender com quem já vive do mercado, assim como ele quer viver”, destaca.
Cruz conclui dizendo que a assessoria não substitui o protagonismo do trader — ela existe para fortalecê-lo. “O cliente trader gosta de estar operando, de olhar o gráfico e tomar decisão. O que a gente quer aqui não é tirar isso dele, muito pelo contrário: é ser um ponto de apoio para ajudar ele a crescer”, concluiu.
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