O principal investimento que a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vem fazendo, para melhorar a aprendizagem na rede municipal de ensino, é na formação continuada. Ela acontece, por exemplo, por meio de eventos como o Simpósio Municipal de Educação, que acontecerá nos dias 28 e 29 de julho; e com a criação da Escola de Formação dos Educadores Municipais (Efem).
De acordo com a secretária da pasta, Tânia Alberto, a Secretaria implantou escolas de tempo integral; Projeto Biblioteca em Casa; adquiriu laboratórios de ciências, de robótica e de matemática; distribuiu tablets para os alunos e chromebooks para os profissionais, a partir da criação do Projeto Tô Lig@do!; mudou a grade curricular, inserindo disciplinas importantes, entre outras medidas.
A Seduct lançou, neste ano, o Programa + Ideb Campos, com oferta de bonificação de R$ 1.200 até R$ 1.800 para os profissionais das unidades escolares que promoverem a melhoria dos indicadores de qualidade do ensino. Com essas novas ações, Campos atingiu a melhor marca da história no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O novo Ideb de Campos (2023) é 5,4, superior ao último índice obtido em 2021, que foi 4,7, e o anterior, em 2017, de 4,6.
Além disso, a cidade conquistou o Selo Ouro para a Educação do Município, com nota máxima em boas práticas e incentivo à alfabetização (Concedido pelo Mec em 2024). E o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Compromisso NacionalCriança Alfabetizada (CNCA) – que visa reconhecer secretarias de educação municipais,estaduais e distritais com boas práticas no âmbito da política pública.
“A alfabetização é um processo; estamos vindo de um tempo de defasagem de décadas, mas a Seduct está trabalhando nesse processo de recuperação da aprendizagem. O mais importante é verificar que alguns indicadores já melhoraram, ainda que não tenham melhorado para conseguir chegar a alcançar a meta desejada, mas estamos no caminho certo”, disse Tânia.
A secretária informou que todo o esforço empreendido pela Secretaria de Educação para melhorar os indicadores de aprendizagem, que se iniciam com a alfabetização – mas vão muito além disso – leva um tempo para se observar os impactos de análise de resultados.
“Temos cerca de 10 mil alunos entre o primeiro e o segundo ano, e isso é muito maior do que muitos municípios. O nosso grande propósito é, de fato, fazer investimento na formação continuada dos professores, melhorar a condição de serviço no ambiente escolar, criando os laboratórios Brincar e Aprender, os espaços de sala de leitura e outros recursos. E a grande expectativa é para o concurso público, que vai fazer com que nós tenhamos mais professores efetivos, que não são de contratos (de curta duração), e que terão mais formação e mais organização para trabalho de longo prazo”, finalizou.