Prestes a estrear sua segunda temporada, Wandinha se firma não só como sucesso de audiência, mas como um dos IPs mais estratégicos da Netflix para parcerias de marca. Em uma campanha de marketing ambiciosa que mobiliza marcas de peso em vários países, se destacam Nubank, Guaraná Antarctica, Cheetos, Oreo e Vivo. Suas ativações no Brasil e na América Latina traduzem o universo sombrio e irreverente da produção em um combo perfeito de posicionamento de marca e relevância cultural.
As campanhas contaram com o suporte criativo e estratégico do time de Criação de Parcerias de Marca da Netflix, que, lado a lado com marcas e suas agências, foca em construir colaborações que vão além do convencional. Com exceção de Vivo, todas elas incluem também mídia no plano com anúncios da Netflix.
O curta-metragem do Nubank, por exemplo, foi criado com contribuições do diretor de Wandinha, Tim Burton – sim, ele mesmo – e direção de Gandja Monteiro, que esteve à frente de dois episódios da primeira temporada da série. A peça, a primeira parceria entre Nubank e Netflix, apresenta o personagem Pezinho, grande fã da estrela Mãozinha, realizando o sonho de se tornar influenciador digital com o apoio de soluções financeiras do banco digital. No Brasil, a campanha será veiculada em diferentes formatos no plano com anúncios da Netflix, nas redes sociais e em ações pontuais na televisão aberta.
A Guaraná Antarctica, por sua vez, traz embalagens personalizadas e uma campanha digital que conecta nostalgia com irreverência, resgatando o vínculo emocional dos brasileiros com a marca. A nova versão de seu maior sucesso publicitário, o jingle “pipoca com guaraná”, desta vez tem batida mais pop, tom mais sombrio e um protagonista inusitado: o Mãozinha. A ação, que também será veiculada no plano com anúncios da Netflix, reforça que não há melhor forma de assistir à nova temporada de Wandinha do que um Guaraná Antarctica na mão (ou em uma mão… sobrenatural).
Cheetos também entrou no clima da segunda temporada com uma parceria que transforma Mãozinha em seu novo “porta-mão” oficial. A campanha brinca com os famosos dedos laranja dos fãs ao lançar o conceito de “Thing-ertips of Cheetos”, em ativações no Brasil que incluem a presença em redes sociais, mídia out of home, pontos de venda e veiculação no plano com anúncios da Netflix. Nos EUA e no Canadá, ainda haverá uma edição limitada internacional de Cheetos Flamin’ Hot Fiery Skulls nos EUA e Canadá. No México, Mãozinha encara o desafio de abrir sozinho um pacote de salgadinhos.
Com ativações previstas para as próximas semanas, também participam da campanha no mercado brasileiro a operadora Vivo, com ações digitais e em lojas para reforço do pacote com a Netflix, e a Oreo que, após o sucesso da edição especial de oreo Wandinha no ano passado, retoma a parceria por meio de um biscoito da “sorte” com previsões misteriosas – e para quem tiver a sorte de saboreá-lo.
“Wandinha é daquelas histórias que já chegam com personalidade: visual forte, voz própria e com uma protagonista fora dos padrões. Isso abre um espaço incrível pra gente pensar diferente, sair do óbvio e construir com autenticidade, junto com marcas ousadas e ambiciosas, campanhas que têm tudo a ver com o universo da série. As marcas que toparam incorporar essa energia em suas campanhas tocaram os fãs muito legitimamente. Nosso time trabalhou lado a lado com os parceiros, buscando transformar o que está na tela em experiências que se conectam com a cultura, com o público e com o momento. No fim, é sobre usar a força da história para criar algo que vive dentro e fora da Netflix – e que ninguém vai querer ignorar”, afirma Fernanda Guimarães, diretora de Parcerias de Marca da Netflix Brasil.
A série também firmou parcerias com marcas globais nos EUA, Canadá, Europa e Ásia, como Wendy’s, que lançou um combo temático com molhos surpresa e design gótico; o Booking.com, com a promoção de viagens inspiradas na elegância sombria de Mortícia Addams; a NYX Professional Makeup, com uma linha de maquiagem de edição limitada para a volta às aulas na França; e a seguradora Línea Directa, que abraçou o caos sobrenatural com uma campanha inusitada para proteger o imprevisível.
“O desafio divertido com Wandinha é que a própria personagem detesta marketing. Sabíamos que precisaríamos de parceiros corajosos o suficiente para entrar na brincadeira e subverter completamente a ideia de uma campanha publicitária tradicional. O resultado são campanhas globais que os fãs podem ver até enquanto assistem à Netflix – elas são inteligentes, um pouco sombrias e celebram o ‘outsider’ que existe em cada um de nós”, comenta Magno Herran, Vice-Presidente Global de Marketing de Marca e Parcerias da Netflix.
Uma série de engajamento assombroso
Desde sua estreia, em novembro de 2022, a primeira temporada de Wandinha acumula mais de 350 milhões de visualizações, sendo ainda a série de língua inglesa mais popular da história da Netflix. A produção passou 20 semanas no Top 10 global e alcançou o primeiro lugar em 90 países. Em apenas três semanas, ultrapassou 1 bilhão de horas assistidas. A campanha de pré-lançamento da segunda temporada já é, por sua vez, a maior da história da Netflix em redes sociais, com mais de 3 bilhões de impressões orgânicas. O trailer oficial, lançado recentemente, acumula 169 milhões de visualizações e alcançou o topo dos assuntos em alta no YouTube global. A nova temporada será dividida em duas partes, com a Parte 1 disponível globalmente na Netflix a partir desta quarta-feira, dia 6 de agosto.