Uma fiscalização da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio apontou que as filas nos postos do Jaé ultrapassaram 1h30 de espera nesta segunda-feira (4), primeiro dia útil de uso exclusivo do novo sistema de bilhetagem da cidade para o público geral. Ao todo, foram avaliados 13 postos de atendimento.
De acordo com o vereador Pedro Duarte (Novo), presidente da comissão, o longo tempo de espera foi um dos principais problemas encontrados pelas equipes. Duarte pretende anexar os dados à representação que enviou ao Ministério Público, pedindo que a obrigatoriedade do Jaé só entre em vigor após a resolução de todos os entraves.
A comissão identificou que, de forma geral, houve avanços na implementação do sistema, mas ainda há muita desinformação e problemas pontuais.
Além das filas para recarga e retirada dos cartões, quatro tipos de problemas foram os mais frequentes: falta de integração com o cartão verde do Jaé; empresas que fizeram recarga no RioCard referente a agosto, mas o valor não foi transferido para o Jaé; funcionários da prefeitura despreparados para auxiliar os passageiros; e falhas no aplicativo.
“Vamos reunir tudo isso e dizer à prefeitura que não dá para exigir exclusividade do Jaé enquanto esses problemas não forem resolvidos. Em relação à integração entre os modais (estadual e municipal), por exemplo, a população não pode pagar o pato porque a prefeitura e o governo do estado não se entendem”, criticou o vereador.
Pontos de fiscalização com filas para recarga e/ou retirada do cartão:
- Jardim Oceânico (BRT): fila com mais de 50 pessoas, sob o sol, para realizar cadastro, retirada e recarga do cartão, além de resolver outros problemas.
- Terminal Gentileza: havia cadeiras disponíveis, mas a espera era de 30 minutos.
- Campo Grande (Supercentro do Jaé): filas grandes para retirada do cartão.
- Madureira: filas de até 45 minutos.
- Botafogo (Rua Dona Mariana): pessoas esperaram mais de 1h30, em alguns horários.
Outros problemas relatados por local:
- Botafogo – Dona Mariana
Fila com mais de 1h30, aglomeração e desistência de atendimento. - Botafogo – Praça Nelson Mandela
Usuários não conseguiram validar cartões. Cartões unitários eram vendidos via Pix por funcionários da prefeitura. Houve clima de confusão e revolta. - Barra da Tijuca – Terminal Alvorada
Falta de informação. Posto de atendimento lotado. Créditos não apareciam e cartões pedidos há mais de 15 dias ainda não tinham sido entregues. - Barra da Tijuca – Jardim Oceânico
Fila sob o sol cruzando a passarela. Apenas um atendente do Jaé. Três funcionários da Seop estavam no local, mas sem conseguir orientar adequadamente. Muitas reclamações sobre a falta de integração com o cartão verde. - Madureira
Falha em uma máquina de recarga e em um guichê. Relatos de problemas com a integração. Fila de até 45 minutos. - Deodoro
Uma máquina fora de serviço e o contêiner do Jaé estava lacrado. Atendimentos foram transferidos para a Vila Olímpica, a 120 metros da estação. - São Cristóvão
Sem maiores problemas. - Méier
Sem maiores problemas. - Terminal Gentileza
Fila de 30 minutos. - Bangu
Não há validadores na Nave do Conhecimento de Padre Miguel, apesar de ser um ponto oficial de retirada do Jaé. - Campo Grande
Filas enormes e falta de informações. Muitas queixas sobre reembolso do RioCard.
Em nota, a prefeitura afirmou que “está acompanhando de perto os primeiros dias de operação exclusiva do Jaé nos transportes municipais. Equipes foram mobilizadas ainda de madrugada por toda a cidade para orientar, auxiliar os passageiros e garantir uma transição tranquila.
Nesta manhã, a operação transcorreu de forma positiva e dentro do esperado para o primeiro dia útil. Até 12h, 1 milhão de pessoas utilizaram o Jaé — um crescimento de 168% em relação ao mesmo período da segunda-feira passada. Mais de 80% dos usuários do transporte público municipal já estão utilizando o novo sistema.
Eventuais problemas estão sendo prontamente identificados e solucionados em parceria com a equipe do Jaé, com o objetivo de assegurar uma resposta rápida e eficiente para os usuários.
Desde junho, o atendimento nos postos do Jaé foi significativamente reforçado. Seis novos superpostos foram criados, totalizando 19 unidades em funcionamento. Além disso, o horário de atendimento foi ampliado, passando a funcionar das 7h às 19h, para melhor atender à população.”