O comércio da Região Metropolitana do Rio deve registrar um aumento nas vendas com o Dia dos Pais, celebrado no próximo mês. Segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), a data deve movimentar cerca de R$ 259 milhões, com 44,4% dos moradores declarando intenção de comprar presentes.
O gasto médio estimado por pessoa é de R$ 161,01. Os itens mais procurados são roupas (43,3%), perfumes e cosméticos (16,1%), calçados e acessórios (13,7%), smartphones (4,2%) e joias ou relógios (2,6%). Entre os entrevistados, 6,9% afirmaram que vão dar mais de um presente.
As lojas físicas seguem na liderança da preferência dos consumidores, sendo a escolha de 66,5% deles. As compras online vêm em seguida, com 24%, e 8,2% pretendem comprar tanto em lojas físicas quanto virtuais.
Como o setor está se preparando
Uma pesquisa do Clube dos Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDLRio) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município (SindilojasRio) mostra que os comerciantes esperam um crescimento modesto de 1,5% nas vendas em comparação com o Dia dos Pais de 2024.
No entanto, 15% dos varejistas acreditam que o desempenho será estável, enquanto 10% projetam queda. O cenário reflete as dificuldades econômicas enfrentadas por consumidores e empresários, como juros altos, endividamento das famílias e aumento nos custos operacionais. Segundo o CDLRio, o aumento dos aluguéis comerciais, que ultrapassou 7% nos últimos doze meses, é um dos principais fatores de pressão.
Para o presidente do CDLRio e do SindilojasRio, Aldo Gonçalves, o segundo semestre tende a ser mais desafiador.
“O dólar mais caro, as incertezas econômicas e a guerra tarifária têm levado a revisões para baixo nas projeções de crescimento. Mesmo sem um ambiente totalmente desfavorável, os desafios são maiores para os comerciantes”, avaliou.
Para tentar impulsionar as vendas, lojistas têm apostado em promoções, vitrines atrativas (tanto físicas quanto virtuais), ações de marketing, atendimento personalizado e condições especiais de pagamento, como parcelamento no cartão de crédito.
Um termômetro para o comércio
Embora o Dia dos Pais não movimente tanto quanto o Natal, o Dia das Mães ou o Dia das Crianças, é a primeira data comemorativa do segundo semestre e pode servir como um termômetro importante para medir o ânimo do consumidor e o fôlego do comércio até o fim do ano.