Não tem Jaé, VLT ou expansão do metrô até o Recreio. O queridinho do prefeito Eduardo Paes (PSD) na área dos transportes é o sistema BRT — que encontrou sucateado quando voltou ao comando do Palácio da Cidade.
A Secretaria municipal de Transportes publicou, no Diário Oficial do último dia 3, o aviso de licitação para a compra de mais cem ônibus. Os veículos, com capacidade mínima de 80 passageiros, vão equipar os corredores do BRT e o valor do contrato está estimado em até R$ 213.963.878,00.
Desde 2021, a Prefeitura do Rio, via Mobi-Rio, já comprou e incorporou 731 novos ônibus ao sistema, um aumento significativo em relação aos 120 veículos que estavam em circulação no início do quarto mandato de Paes.
BRT é o cartão de visitas no setor de transportes para 2026
De olho nas urnas em 2026, com o sistema regular de ônibus em frangalhos, e um longo caminho pela frente até que a implantação total do Jaé possa render frutos, o prefeito investe seus esforços (e muitos recursos) para ter a recuperação dos corredores do BRT como o seu cartão de visitas no setor.

